19 de Novembro de 2005

</style></head>
Meus queridos amigos estive a pesquisar notícias, obviamente sobre a Animação Sociocultural e sobre toda esta questão dos docentes sem horário ocuparem o "lugar" do Animador Sociocultural, encontrei precisamente dois artigos no site http://oanimadorsociocultural.blogspot.com/ os quais passo a divulgar na integra:

 
* * *

 
NOTÍCIA 1: Lugares de Animadores Culturais Roubados para Professores sem horário
 
Ministérios da Educação e da Cultura procuram soluções para professores em detrimento dos Animadores.
 
Numa tentativa de maximizar os recursos humanos que se encontram ao dispor do estado, duas tutelas governamentais, Educação e Cultura, assinaram, no passado dia 3 de Novembro, em Lisboa, um despacho onde se comprometem encontrar mecanismos de colocação de professores nos quadros da Cultura (cf. http://www.min-edu.pt/ftp/docs_stats/despacho%20conjunto%20ME%20MC%20nº%20834_2005.pdf).

Os organismos tutelados pelo Ministério da Cultura poderão, em breve, enquadrar nos seus quadros professores que estão sem actividade lectiva por falta de horário. Mais de três mil professores estão agora em condições de concorrer a projectos educativos na área da cultura, tendo como objectivo a promoção de projectos de Animação Cultural nos espaços das escolas articulados com os estabelecimentos sob tutela do Ministério da Cultura.

Estes projectos são dirigidos a alunos no âmbito das actividades extracurriculares, tendo o Ministério a intenção de criar núcleos de Animação Cultural nas escolas a cargo de professores. Havendo a possibilidade dos interlocutores nos espaços culturais também serem docentes, facilmente se percebe que estão a ser desenvolvidos esforços para deslocar os professores do seu caminho natural para actividades que não lhes são dirigidas.

É neste sentido, que a Associação Portuguesa de Profissionais Superiores de Animação (APPSA), se insurge contra estas medidas, uma vez que existem profissionais devidamente preparados por escolas públicas que devem ocupar estes lugares que o Ministério da Cultura tem em aberto. Para além disso, importa lembrar que os professores têm um papel específico ao nível da educação formal e não têm competências técnicas para realizar projectos de animação.

A licenciatura em Animação Cultural não tem sido valorizada por qualquer Ministério. Tem sido esquecida ao nível dos estatutos, tal como acontece com as profissões mais recentes. No entanto, existe e como tal merece ser respeitada e valorizada sem que hajam atropelos por parte daqueles que não têm outras soluções senão remediar erros incorrendo noutros.

Solicitamos a todos os Técnicos Superiores de Animação um manifesto urgente que vise acautelar a carreira de Animador e que tente promover um quadro específico para os licenciados em animação.
 
Autor: APPSA - Associação Portuguesa de Profissionais Superiores de Animação
 
 
* * *
 
 
NOTÍCIA 2: A ignorância tem limite!
 
Num artigo publicado hoje (18/Nov/05) no Jornal "O 1.º de Janeiro", somos confrontados com a ignorância de "alguns" docentes e com a afronta que é feita directamente à profissão do animador. Ninguém pode ficar indiferente a isto, ninguém pode aceitar isto e engolir em seco, e já ninguém está com paciência para tantos preconceitos e comportamentos notoriamente discriminatórios. Chamarem aos Animadores de Tempos Livres "guardadores de crianças" e "entertainers" é demais! A ignorância tem limite! Passo a transcrever parte do artigo:

"...Docentes rejeitam papel de “guardadores de crianças” do 1.º ciclo

Contestar prolongamento do horário das escolas do primeiro ciclo até às 17h30 é uma das medidas governativas mais contestadas pelos professores, que afirmam não ser animadores de tempos livres para entreter crianças depois das aulas. Anunciada logo no início do mandato do Governo e apontada como prioritária pelo primeiro-ministro, José Sócrates, a medida prevê que as escolas do primeiro ciclo estejam abertas mais duas horas por dia para “oferecer às famílias uma escola a tempo inteiro, com efectivas oportunidades de acesso a actividades extracurriculares...".
 
Fonte: http://oanimadorsociocultural.blogspot.com/2005_11_01_oanimadorsociocultural_archive.html    (consulta Novembro 2005)
</html>
publicado por ♪♫ Veriña Fernández às 15:19 link do post
Novembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Oi pessoal,como estao?
Agora será crime hrfionfo sr um homem matar uma mu...
coisa de abom pha vcx ainda teclau aki
seu panda.kakakaka...jogox.
vai se catar
jogos tu cara es um kid k anda a interferir nos pa...
ola fofa como vai?pensei k nunca mais poderia tecl...
estupidos voce com esse teu puto...gwen nao podes ...
estupidos voce com esse teu puto...gwen nao podes ...
blogs SAPO